quarta-feira, 25 de abril de 2018

As três chaves da ansiedade

As três chaves da ansiedade

Imagine que você tenha duas chaves da sua casa, uma fica na bolsa, e outra dentro do carro, para caso esqueça ou perca a da bolsa, você tem uma reserva, maravilha! Acontece que um belo dia você chega em casa e não encontra a chave da bolsa, mas tudo bem, você tem a que fica dentro do carro, então você usa a do carro para entrar em casa e então após procurar melhor e com calma encontra a tua chave principal dentro do bolso do casaco que está usando. 
Sensação de alívio, tranquilidade, maaaasss logo em seguida você pensa: acho que preciso fazer uma nova chave, para ser a reserva da reserva, só por garantia, porque sabe que anda com a mente lotada de preocupações e corre o risco de perder uma ou duas chaves em seguida. E aquele pensamento passa a ter um letreiro luminoso no meio dos teus pensamentos, para lembrar-te disso!
No outro dia você acorda para trabalhar e já pensa: vou sair na hora do almoço e passar num chaveiro  para fazer a reserva da chave reserva. Ocorre que o dia foi tão tumultuado que mal conseguiu sair para almoçar em 10 minutos, então volta a trabalhar ainda pensando na chave, chaveiro, e tenta contornar se programando para passar no shopping na volta para casa, lá tem chaveiro e tudo certo! 
Só que neste dia você sai tarde do trabalho e não vai conseguir passar no shopping, tudo bem você pensa, amanhã dou um jeito! Mas o pensamento sobre a necessidade da chave reserva da reserva, que pode parecer simples, dispensável, bobo, mas pra você não, aquilo passa a remoer teus pensamentos. Então como a semana está corrida você se programa para fazer a cópia da chave no final de semana, afinal já é quarta-feira, tenta relaxar, tenta desapegar deste pensamento, e segue teus compromissos, mas o letreiro luminoso está piscando e emitindo sons agora, te lembrando da bendita chave, que nesta hora já é uma maldita chave reserva.
Você dorme mal, acorda mal, tem dores de estomago, e não sabe o motivo, sente-se doente, indisposta, porque não é só o letreiro luminoso mental do lembrete da chave que pisca, existem outros, ou seja, sua mente está sobrecarregada, e cada vez que resolve uma pendência mental, outra toma lugar. Assim funciona minha mente, onde tá tudo bem, ta tudo sob controle, tenho duas chaves, mas tem coisas piscando, incomodando e as vezes a bagunça é tanta entre estes letreiros que nem é possível identificar o que é que está incomodando de fato. 
Existem fatores agravantes quando temos ansiedade, que é o fato de outras pessoas envolvidas nas nossas pendências mentais, ah meu amigo e minha amiga, ai o bicho pega! rs. Você chega em casa e fala, para sua mãe, ou pai, ou irmão, ou marido, ou namorado, que precisa fazer uma chave reserva da casa, e esta pessoa na maior boa vontade diz para deixar que ela fará. Então você deve pensar, ah agora posso relaxar, estou dividindo minhas preocupações, só que não!!! Então você passa a se preocupar duas vezes mais, uma por ser uma pendencia sua, e outra porque alguém falou que faria então você fica na expectativa de que realmente faça. Ai você chega em casa no dia seguinte e adivinha só! A pessoa não fez a disgramada da cópia da chave, e se justifica que não deu tempo, mas que amanha fará, e para você não se preocupar. Ainda assim parece bom, tá tudo bem, você tem duas chaves! Mas não é assim que sua cabeça lhe diz, ela te culpa por ter confiado a alguém uma responsabilidade que era sua, e também culpa a outra pessoa por não dar o mesmo valor, mesma atenção, preocupação que você dá a "compromissos" assumidos, o que era apenas um favor para a outra pessoa de algo sem tanta importância, pra você é como uma lista de coisa para fazer antes de morrer, e que você vai morrer amanhã!
Não sei se com todos ansiosos é assim, mas na minha mente, vivo com a terceira chave para fazer!

E existe solução? Da pra melhorar esta ansiedade? Da pra segurar o reggae? Como conviver com um ansioso? Isso é assunto para um outro post contando sobre minhas experiências com tratamentos por remédios, psicoterapias, simpatias, mandingas e afins! Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário